Mobilização internacional pede mais transparência nas discussões da OMS

Olá Jornal
abril28/ 2018

Um abaixo-assinado online tem buscado apoio para garantir mais transparência nas ações da Organização Mundial da Saúde. A petição solicita a transmissão online de discussões e reuniões do órgão mundial, entre eles, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP8). Ao longo da edição de 2016, na Índia, jornalistas e observadores, cobraram mais transparência dos debates sobre o controle do tabagismo.

A maior parte das discussões ocorrem com portas fechadas para jornalistas e comunidade. Com a proposta de reunir assinaturas, por meio do change.org, a demanda também tem o apoio de membros da cadeia produtiva do tabaco, em especial, os representantes de produtores. O documento será encaminhado ao diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom.

Na proposta de pressão por melhorias, a ação justifica que é preciso ampliar o acesso aos conteúdos discutidos em todas as reuniões oficiais da OMS. Ações deste tipo já fazem parte de outras convenções, em especial às do Meio Ambiente, que tem transmissões online e gratuitas.

CONTATOS
Lideranças da cadeia produtiva do tabaco buscam agenda com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. O objetivo é de buscar apoio para a participação dos representantes dos produtores nas discussões preparatórias do governo brasileira para a próxima conferência. A proposta das entidades, entre elas a Afubra, é de mudar o regramento do evento mundial, permitindo que representantes dos fumicultores assistam as discussões.

Em passagem por Brasília, na última semana, o prefeito Giovane Wickert (PSB) se encontrou com Maggi e solicitou apoio a cadeia produtiva do tabaco. O ministro garantiu empenho e que o assunto está na agenda de prioridades da pasta federal. Segundo ele, é preciso garantir a representatividade da cadeia produtiva do tabaco.
A 8ª edição da Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco ocorre entre os dias 1º e 06 de outubro, em Genebra na Suíça.

Olá Jornal