Mobilização em prol do Corpo de Bombeiros de venâncio no dia 25

Guilherme Siebeneichler
dezembro19/ 2016

Após anunciar que a unidade do Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires poderá ser fechada no dia 28, por falta de efetivo e pagamento de horas extras, a comunidade volta a unir força para evitar que a situação se concretize. Um ato de protesto está agendado para o dia 25 de dezembro na praça Evangélica, a partir das 15h.

A proposta é de alertar a comunidade venâncio-airense sobre os prejuízos que o município enfrentará se a unidade dos Bombeiros for fechada. Conforme o capitão Gustavo Lock, comandante da guarnição local e também da 2ª Companhia de Bombeiros Militares, a cidade no dia 28 será atendida pelas unidades de Lajeado e Encantado.

O encontro popular busca repetir o ato de protesto realizado ainda em novembro de 2015, quando a comunidade se uniu para evitar o fechamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Avançado. As ambulâncias seriam paradas por falta de pagamento do governo estadual. Na oportunidade, a prefeitura de Venâncio Aires destinou recursos próprios para manter os serviços.

CRISE
A crise nas contas públicas estaduais tem atingido em cheio os serviços de segurança. Sem a nomeação de novos profissionais para o Corpo de Bombeiros, o pagamento de horas extras também não é efetivado. Além disso, corporações em Rio Grande e Sapucaia também foram fechadas por falta de efetivo.

Em 2016 a unidade venâncio-airense conta com 15 profissionais. No ano passado eram 19 bombeiros. Neste ano foram autorizadas 450 horas extras na corporação, com recurso garantido pelo Estado. Além disso, todas as unidades tiveram que repassar soldados para auxiliar na operação Golfinho, no litoral norte e águas internas.

Guilherme Siebeneichler