Mobilização dos metalúrgicos paralisa atividades na Venax

Janine Niedermeyer
agosto18/ 2016

A convenção coletiva é o principal ponto em questão no dia de mobilização defronte à Venax Eletrodomésticos em Venâncio Aires. O ato que começou já por volta das 4h da madrugada desta quinta-feira, 18, resulta na paralisação total da produção na empresa.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico do município é quem está coordenando a ação, que conforme o presidente sindical deve prosseguir até o fim do dia. Adolfo Celoni Rosa relata que a escolha pelo local tem ligação com o fato do presidente da empresa, Walter Bergamaschi ser diretor do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS), ligado à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

A entidade estadual participa das negociações junto ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul (SINMETAL), que é a patronal.

“Nossa pedida é o índice inflacionário, de 9,83%, mas estão oferecendo isso parcelado, com 4% em maio, 5% em setembro e o restante para dezembro”, explica Adolfo, que no município representa as demandas da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Rio Grande do Sul (FTM-RS), que é quem negocia com o SINMETAL.

Abrangência
Conforme o sindicalista, as negociações vêm desde abril e após acerto nas questões das cláusulas sociais, ainda segue o impasse no índice, que abrange de 1º de maio de 2015 à 31 de abril deste ano. Conforme Adolfo, até o momento representantes da empresa não quiseram receber o sindicato para conversar.

O Olá Jornal fez contato com a diretoria da Venax, mas o informado é de que o presidente Walter Bergamaschi ainda não podia nos atender. A reportagem vai continuar tentando contato ao longo do dia. Segundo Adolfo Rosa, a empresa já antecipou 6% desde maio, nas questões salariais, mas ainda é aguardado o restante do índice. Somente na Venax, são cerca de 370 funcionários.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do município afirma que se a empresa Venax não abrir para conversas, existe a possibilidade de nova paralisação na próxima semana. Em Venâncio Aires, as tratativas englobam cerca de 3 mil trabalhadores, que hoje tem uma média salarial de R$ 1,3 mil no município. Essa negociação abrange aproximadamente 30 empresas.

Foto – Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer