Mobilização contra o governo une sindicatos de Venâncio em Brasília

Pelo menos 20 representantes dos principais sindicatos dos trabalhadores de Venâncio Aires seguiram à Brasília para participar de ato nacional contra as reformas e pela saída do presidente Michel Temer (PMDB). Após 30 horas de viagem, os membros dos sindicatos se concentram na Esplanada dos Ministérios. O grupo seguirá até o Congresso Nacional, junto com outras entidades de classe e movimentos sociais que integram a ação “Ocupa Brasília.” Os membros das entidades fazem parte do Comitê Suprassindical.

Participam dos atos integrantes dos Sindicatos dos Trabalhadores da Indústria do Fumo, Alimentação e Afins (STIFumo), dos Metalúrgicos, dos Trabalhadores do Calçado e Vestuário e dos Servidores Municipais. “Não há como um governo com diversas acusações continuar no comando do país e ainda propor reformas que retiram tantos direitos dos trabalhadores. Essa luta não é só dos sindicatos e sim pela classe trabalhadora do país,” afirma Rogério Siqueira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As movimentações na Capital Federal são organizadas pelas centrais sindicais, entre elas; CUT, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, União Geral de Trabalhadores, Força Sindical, Nova Central Sindical dos Trabalhadores, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, Intersindical, Conlutas e Central dos Sindicatos Brasileiros. Pelo menos 30 ônibus do Rio Grande do Sul se dirigiram ao planalto central. A mobilização faz parte do calendário de lutas proposto pelas Centrais Sindicais no combate ao desmonte da Previdência Social, dos Direitos Trabalhistas e das organizações sindicais de trabalhadores. Unidas, as centrais esperam 100 mil pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O grupo de Venâncio Aires defende o afastamento do presidente Michel Temer (PMDB), eleições diretas e a retirada imediata das propostas das Reformas Trabalhista e da Previdência em tramitação no Senado e na Câmara dos Deputados, respectivamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FOTOS: Comitê Suprassindical V.Aires

Guilherme Siebeneichler