Ministro da Agricultura afirma estar ao lado da cadeia produtiva do tabaco

Guilherme Siebeneichler
junho22/ 2016

Representantes do setor produtivo do tabaco e de outras Câmaras Setoriais participaram na tarde desta quarta-feira, 22, em Brasília, de reunião com o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi. Nomeado há menos de um mês pelo presidente em exercício, Michel Temer, o novo comandante do agronegócio nacional recebeu o grupo composto por prefeitos e líderes de entidades produtoras e da indústria. Ao ouvir um panorama agrícola e econômico do setor, de imediato Maggi se posicionou na defesa da produção e comercialização do tabaco. “A agricultura é o motor da economia do País e, por essa razão, tem um papel crucial na retomada do crescimento. O setor que está produzindo e gera riquezas precisa ser defendido”, destacou o ministro no encontro.

O prefeito de Venâncio Aires e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Airton Artus, participou da audiência intermediada pela senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP) e pelo deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP). De acordo com Artus, na pauta principal esteve a representação do setor na 7ª Conferência das Partes para o Controle do Tabaco (COP7). O grupo espera integrar a delegação oficial que debaterá a posição brasileira no evento que ocorre no mês de novembro, na Índia.

Outro tema foi solicitar apoio do ministro para mudança na resolução 4.483 do Banco Central, que restringe acesso ao crédito de Pronaf a produtores de tabaco que não comprovarem pelo menos 30% da receita da propriedade oriunda da diversificação. Apesar de argumentarem que 98% dos produtores de tabaco têm outra cultura na propriedade, essas não geram um valor comercial suficiente para comprovar a renda mínima exigida.

Ao final do encontro, o grupo saiu satisfeito com o posicionamento claro do novo ministro de apoio ao setor. “Acho que não vamos nos enganar. O ministro se mostrou prático e resolutivo no encaminhamento das nossas demandas”, finalizou Airton Artus.  (AI/PMVA)

Guilherme Siebeneichler