Ministro sugere educação atrativa para o combate do trabalho infantil

Guilherme Siebeneichler
agosto18/ 2016

O combate a exploração do trabalho infantil ainda é um desafio para as autoridades brasileiras, visto que ainda atinge atinge 3,3 milhões de crianças no Brasil. Para o ministro do Superior Tribunal do Trabalho, Lelio Bentes Corrêa, o trabalho nesse sentido passa pelo fortalecimento da educação no campo como forma de fornecer ao adolescente condições de escolha e de conhecimento.

Esta é uma das abordagens da palestra de Lelio durante o Seminário ARISE – Trabalho Infantil: Desafios e Superações, vai reunir, que ocorre na sede do Tribunal Regional do Trabalho, em Porto Alegre. Durante dois dias especialistas da área, para discutir alternativas para o problema

O evento conta com a presença de 220 famílias de produtores de tabaco da Região Centro Serra do Vale do Rio Pardo, participantes do Programa Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo suporte à Educação (ARISE), desenvolvido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pela ONG Winrock Internacional (WI) e Japan Tobacco International (JTI).

PRESENÇAS

A solenidade de abertura foi prestigiada pelo ministro do Superior Tribunal do Trabalho, Lelio Bentes Corrêa, pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, desembargadora Beatriz Renck, pelo secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Catarina Paladini, pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 4ª Região, Rogério Uzun Fleischmann, pelo diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Peter Poschen, pelo vice-presidente de Assuntos Corporativos e Comunicação da JTI, Maarten Bevers, pelo vice-presidente da JTI América do Sul, Eduardo Renner, pelo assessor técnico do Trabalho Infantil e Inclusão da ONG Winrock, Vijay Sinhan, entre outras autoridades..

BANDA

Adolescentes com idade entre 12 a 17 anos foram a grande atração da cerimônia de abertura. Eles integram a Banda dos Tigres, da Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Tigre, um dos municípios gaúchos onde o Programa ARISE é desenvolvido. Sob a regência do maestro Ravel Sampaio, eles executaram os Hinos Nacional e Rio Grandense, além de clássicos das músicas gaúcha e internacional, sendo aplaudidos de pé pelo público presente.

FOTO: Janine Niedermeyer

Guilherme Siebeneichler