Ministra garante a Schuch que decreto restabelecendo desconto na energia elétrica rural está pronto para ser

Olá Jornal
abril03/ 2019

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, informou ao deputado Heitor Schuch (PSB/RS) que o ministro Paulo Guedes assinou ontem decreto para redução da tarifa de energia elétrica no meio rural. A medida deverá ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias e atende pleito da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, presidida pelo socialista, bem como da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS).

Em dezembro do ano passado, o Decreto 9.642/, assinado pelo então presidente Temer, eliminou os subsídios para a energia elétrica dos agricultores, que variavam entre 10% e 30% conforme o tamanho da propriedade. A medida passou a valer em janeiro e provocou aumento na conta de luz dos produtores rurais. Desde então, o setor vem cobrando a revogação do decreto e restabelecimento dos subsídios. “Acho que o governo compreendeu que a agricultura não tem condições de absorver mais esse custo de produção”, comenta Schuch. “Nossa expectativa é de que a nova resolução atenda 100% da nossa reivindicação”.

O deputado também é autor de um projeto que susta os efeitos do decreto de Temer e está com pedido de urgência na Câmara, podendo ser votado a qualquer momento em plenário. “Com certeza vinda do governo a solução é mais rápida. Mas, se a medida não for a contento, vamos manter a mobilização para tentar aprovar a proposta na Câmara, derrubando o fim dos subsídios que são um apoio importantíssimo para a produção agropecuária no pais”.

CRÉDITO: AI Heitor Schuch/PSB

Olá Jornal