Ministério vai priorizar repasses a municípios do Mapa do Turismo

Janine Niedermeyer
agosto01/ 2016

O recente estudo publicado pelo Governo Federal, o Mapa do Turismo – que foi notícia no Olá Jornal – voltou a ser destacado nesta segunda-feira, 1º.  O Ministério do Turismo divulgou novas regras para os repasses de verbas da pasta.

O destaque fica por conta de que a partir de agora, pelo menos 90% dos recursos federais do ministério serão destinados aos 2.175 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro (onde Venâncio Aires está incluído) e 50% do orçamento próprio da pasta será liberado por meio de chamamento público.

São 8 programas que contemplam 58 ações que poderão ser apoiadas pelo Ministério do Turismo. O investimento nos municípios passa a levar em consideração a categorização dos destinos turísticos, numa estratégia de atender as reais necessidades do município.

Ações de promoção e apoio à comercialização, por exemplo, podem ser pleiteadas apenas pelos municípios de categorias A, B e C. As cidades D (que é o caso da Capital do Chimarrão) e E, por sua vez, devem receber infraestrutura, apoio para o turismo responsável, sensibilização e organização municipal e de produção associada ao turismo.

Em relação aos recursos de emendas parlamentares aportados ao orçamento da pasta ministerial, a portaria orienta que sejam destinados preferencialmente às regiões e municípios do Mapa do Turismo Brasileiro. “É uma forma de sensibilizar deputados e senadores a convergirem esforços no mesmo território priorizado pelo MTur para potencializar o desenvolvimento dos municípios que adotam o turismo como vetor do desenvolvimento econômico e geração de emprego”, completou o ministro Alberto Alves.

Fonte – Ministério do Turismo

Janine Niedermeyer