Mil árvores nativas serão plantadas no Parque do Chimarrão e no entorno do Castelhano

Olá Jornal
setembro02/ 2019

A recuperação da mata ciliar no entorno do Arroio Castelhano será realizada por meio de uma empresa terceirizada. No parque do Chimarrão também será efetuado o plantio de mudas nativas, buscando garantir a recuperação de pontos degradados. No total serão mil plantas que farão a composição da área.

No curso do arroio serão efetuados o plantio de 816 mudas em uma área de 10.283 metros quadrados. Além do plantio, será realizado o monitoramento da planta por até quatro anos. O objetivo é de garantir a recuperação e proteção do arroio, especialmente na área urbana. Os dados foram apresentados em documento encaminhado à Câmara de Vereadores, após pedido de informações sobre o investimento feito pela vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT).

Os recursos para o trabalho e a contratação da empresa que efetuará os serviços são oriundos de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) com uma empresa local multada pela Fundação de Proteção Ambiental do Estado (Fepam). No total foram R$ 57,3 mil aplicados no projeto, oriundos do órgão de fiscalização ambiental.
Já o plantio no Parque do Chimarrão será realizado em uma área de 1.670 metros quadrados, em três pontos distintos. Serão 184 mudas de árvores nativas que também terão o acompanhamento de crescimento por quatro anos. Além disso, 50 placas serão instaladas com informações das espécies, identificação de vegetação, placas ilustrativas da estrutura do parque e de conscientização.

As ações de reflorestamento no parque busca garantir o cumprimento de determinações do licenciamento do local. A licença provisória venceu ainda no mês de julho e o Município trabalha para renovar as documentações.

Olá Jornal