Miga, sua louca, a vitória veio para o Bulldogs

Janine Niedermeyer
agosto28/ 2016

Aquele grito da vitória preso na garganta desde que o futebol americano se estabeleceu como um dos novos esportes de Venâncio Aires foi solto na tarde deste domingo, 28. O Bulldogs F. A. que escolheu a cidade como sede, venceu a primeira partida desde que o projeto iniciou, em maio de 2015.

Em amistoso no campo da Assive no Parque do Chimarrão, a equipe bateu o Carlos Barbosa Ximangos, da Serra Gaúcha, por 29 à 06. O adversário que fez o primeiro jogo na categoria full pads, ou seja, com equipamentos, trouxe a experiência do head coach Lafaiete Jr. A partida em preparo a disputa da I Copa RS de Futebol Americano confirmou a evolução do Bulldogs, nessas disputas, que até aqui eram somente de derrotas.

Com um plantel de 34 nomes relacionados, o head coach Miguel Greiner celebrou essa vitória e ao fim do duelo, afirmou que apesar dos detalhes que ainda precisam ser ajustados, o dia é de comemorar. A partida teve na arbitragem integrantes do São Leopoldo Mustangs.

A partida

Em campo, logo na primeira campanha do Bulldogs, um nome mostrou que se destacaria. O running back Gustavo Teixeira, camisa 37 e de 18 anos promoveu uma corrida que deixou o time de Venâncio na cara do touchdown, e não foi diferente. Em uma quarta descida, o quarterback Guilherme Rigatti penetrou a defesa do Ximangos e anotou o touchdown.

Com um extra point do cornerback Gustavo Polito, camisa 29, o Bulldogs confirmou o 07×00. Logo em seguida, na primeira campanha de ataque do Ximangos, outro destaque do Bulldogs mostrou as caras. O camisa 21 e free safety Arthur Walker interceptou um lançamento do QB da Serra, Marcelo Foppa (2). Seria o primeiro dele, de cinco interceptações ao longo do jogo.

O placar seria ampliado na terceira campanha de ataque do Bulldogs, quando o RB Teixeira, em jogada terrestre correu 35 jardas para anotar mais um touchdown. Após, em um safety originado de um punt, o snap foi errado, passou sobre o punter e saiu pela linha de fundo, garantindo 2 pontos ao time de Venâncio: 15×00.

No segundo quarto de jogo, a vantagem aumentou a favor dos donos da casa. Em mais um touchdown de Teixeira e um extra point de Polito, o placar foi para 22×00. Depois disso, o jogo chegou a parar alguns minutos pois o head coach Lafaiete Jr. do Ximangos reclamou em relação as formas de comemoração, jogadas mais fortes do Bulldogs e o torcedor, do lado de fora que na sua visão estava incomodando.

Segundo tempo

Depois disso, o resultado na primeira etapa não mudou mais. O marcador ampliou no terceiro quarto em um touchdown que o QB Guilherme Rigatti correu 30 jardas para comemorar com o torcedor. No extra point, Polito anotou e deixou o 29×00 no placar a favor do Bulldogs.

Ainda no terceiro quarto do duelo, o FS Walker pegou firme um punt do Ximangos e em corrida terrestre de 30 jardas anotou um touchdown, mas anulado pela arbitragem por marcação de um face mask na jogada.

Na parte final do confronto, o Carlos Barbosa Ximangos também pode comemorar um momento histórico para os visitantes. O QB Foppa lançou um passe de umas 30 jardas para o camisa 80 Alex Ferret, presidente também do clube, que anotou o primeiro touchdown do time na história do full pads. O extra point foi errado, uma vez que Outside Linebacker Henrique Veiga, camisa 57, anulou o chute.

Assim terminou 29×06 para o Bulldogs, que celebrou a primeira vitória de sua história, de pouco mais de um ano e um Campeonato Gaúcha de F. A. como experiência.

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer