Mídia será separada do público na COP

Olá Jornal
outubro06/ 2018

A 8ª Conferência das Partes da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (COP8) conta com um avanço histórico: a possibilidade da imprensa acompanhar as sessões. Até hoje, a mídia não tinha qualquer possibilidade de acompanhar as reuniões a não ser que fossem públicas, ou seja, com acesso de todos, porque estava classificada como público e não como imprensa. Normalmente as sessões são abertas, o que significa que todos podem participar menos o público.

Nesta edição, as delegações decidiram separar os veículos de comunicação do público e, assim, ampliar as possibilidade de cobertura do evento. Isso não significa que a imprensa acompanhará todas as reuniões, pois a decisão sempre é tomada no início de cada COP, no entanto, agora existe essa possibilidade.

A reivindicação era antiga a ganhou mais força na última edição do evento na Índia em 2016. Por tratar-se de uma instituição, a imprensa não pode ser classificada como público em geral em qualquer que seja a situação. Mas o seu acesso pode ser restringido.

A COP8 encerra ao meio-dia sendo que a aprovação das decisões tomadas em reuniões ocorre em plenária onde todas as delegações participam e aprovam as medidas. Às 14h está prevista uma coletiva de imprensa com a direção do secretariado.

Olá Jornal