Metalúrgicos: Uma das mais antigas profissões marcada pela luta dos direitos trabalhistas

Janine Niedermeyer
abril21/ 2017

Comemorado nesta sexta-feira, 21, o Dia do Metalúrgico é celebrado junto ao Dia de Tiradentes. A data foi escolhida, conforme fontes de sindicatos paulistas da categoria, pois além de alferes e dentista prático, Joaquim José da Silva Xavier também era ferreiro.

O propósito é que inspirados pelos mesmos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade que nortearam a vida de Tiradentes, os metalúrgicos se sintam encorajados a levar adiante sua luta por melhores e mais justas condições de trabalho. Em Venâncio Aires, dos cerca de 3,5 mil profissionais na base abrangida pelo Sindicato dos Trabalhadores
nas Indústrias Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico, aproximadamente 1,8 mil estão ligados a metalurgia.

Os ramos de atuação das empresas estão concentrados na refrigeração, linha branca, confeitaria, fundição, expositores e acessórios. Colaboradores importantes no desenvolvimento de qualquer município, a categoria no Brasil passou a ganhar força já em 1590, com o surgimento da primeira fábrica de ferro, onde hoje fica Sorocaba no interior de São Paulo.

Na Capital do Chimarrão, o perfil do metalúrgico é de classe média e pai de família. O trabalho possui índice de insalubridade média e, de acordo com o presidente do sindicato, Adolfo Celoni da Rosa, necessitaria maior reconhecimento comparado ao tratamento dado à classe em empresas de outros municípios.

Hoje o piso da categoria está em R$ 1.232,00 ou R$ 5,60 hora, após negociações em 2016 que se alongaram por cerca de três meses. Adolfo ainda destaca a necessidade de maior incentivo municipal ao setor, de busca por novas empresas, fomentando a diversificação da produção, e de investimento no trabalhador.

BENEFÍCIOS

Responsável por liderar as tratativas com as empresas, o Sindicato dos Metalúrgicos também engloba outros benefícios aos associados, que hoje somam 1,7 mil. Junto a entidade atualmente a maior procura envolve os atendimentos odontológicos, médicos e marcações de exames em Porto Alegre e Lajeado, assim como locações do salão de festas.

Junto a sede sindical, na rua Júlio de Castilhos, nº 049, existem estruturas para atendimentos de pediatria e clínico geral. No entanto, o sindicato conta com convênios em todas as áreas médicas. Em média acima de mil atendimentos chegam a ser feitos, por mês, em busca dos serviços.

Em termos de qualificação, a entidade oportuniza cursos de informática e violão. O sindicato atua fortemente na mobilização pela manutenção dos direitos dos trabalhadores, no momento em especial contra as reformas trabalhista e previdenciária.

POTENCIAL

Na avaliação do prefeito Giovane Wickert (PSB) passa pelo polo metalmecânico a potencialidade de novos empregos e mercados. “Os profissionais que já atuam são qualificados e reconhecemos a importância deste segmento na nossa
economia.” Para o gestor, as empresas do ramo terão novas oportunidades com a retomada do crescimento nacional.

Janine Niedermeyer