Mesmo sem preço definido, compra do tabaco inicia em janeiro

Olá Jornal
dezembro15/ 2019

A compra da atual safra de tabaco vai iniciar no dia 13 de janeiro de 2020, mesmo sem preço definido para o produto. A data de abertura da comercialização foi informada pelas empresas durante ciclo de reuniões de negociação com a Comissão de Representação dos Produtores de Tabaco na última terça-feira, 10, na Afubra, em Santa Cruz do Sul.

Das sete empresas fumageiras recebidas, apenas cinco apresentaram o custo de produção e três proposta de reajuste. Entretanto, com exceção de uma empresa, os custos de produção apresentados não chegaram ao índice apurado pelas entidades. Quanto às propostas de reajuste de preço, nenhuma chegou a atingir a média do custo de produção apurado.

A proposta das entidades é de realizar o custo de produção em conjunto com as empresas para dar prosseguimento à negociação do preço, em janeiro, após as férias coletivas das empresas. O clima é de frustração entre a comissão. “Infelizmente, novamente, iremos terminar o ano sem uma definição de preço, sem podermos anunciar ao fumicultor que o produto dele será valorizado de maneira justa”, destaca a Comissão. Em 2016, com a aprovação do regimento do Fórum Nacional de Integração do Tabaco (Foniagro), aprovado de acordo com a Lei 13.288/16, ficou definido que o preço do tabaco para as safras deve ser realizado durante o mês de dezembro. Novamente esta regra está sendo descumprida.

Olá Jornal