Mesários devem ser convocados a partir de 18 de agosto

Olá Jornal
agosto12/ 2020

Ainda com cenário de incertezas sobre a realização do pleito eleitoral em meio a pandemia do novo Coronavírus, a Justiça Eleitoral prepara a convocação dos mesários. A previsão, segundo o chefe do cartório da 93ª Zona Eleitoral, é de iniciar o chamamento a partir do dia 18 de agosto. Eduardo Mosman destaca que ainda não há data definida, mas deverá ocorrer próximo a data definida pelo calendário inicial.

Diante do cenário incerto da pandemia do Coronavírus para os próximos meses, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está especialmente preocupado com o possível “apagão” em uma etapa-chave do processo das eleições municipais deste ano: a convocação de mesários.

O processo, precisa reunir um exército de 2 milhões de pessoas em todo o país, entre voluntários e convocados. Em 2018 a Justiça Eleitoral convocou em Venâncio Aires mais de 700 pessoas para atuar na votação. Os nomes que já atuaram na função em eleições passadas são os primeiros no radar dos tribunais regionais eleitorais, mas especialistas e ex-desembargadores temem que uma onda de atestados médicos e a judicialização das convocações abram um vácuo sem precedentes na função.

CAMPANHA
Para evitar um “apagão” de mesários, o TSE vai lançar uma ação midiática este mês. O primeiro passo será uma campanha nacional na TV protagonizada pelo médico Dráuzio Varela estimulando voluntários e garantindo que o processo será feito sob um rígido protocolo de proteção sanitária. Em outra frente, a Corte deve fechar convênios com universidades, funcionários públicos e, em último caso, até com o Exército para montar a rede de mesários.
Quem for convocado e não comparecer estará cometendo crime de responsabilidade, mas, na prática, a penalidade é muito branda: multa de R$ 3,50. Pela lei, qualquer eleitor pode ser convocado na hora para cumprir a função de mesário se os escalados para a tarefa faltarem no dia da votação.

Olá Jornal