• Hoje é: domingo, maio 26, 2019

Mensalidades nas escolas particulares de Venâncio terão reajuste médio de 12%

Guilherme Siebeneichler
dezembro08/ 2016

As três escolas particulares de Venâncio Aires já aplicam novo reajuste nas mensalidade. O valor acima da média inflacionária também é verificada em todo o estado. Os colégios, Gaspar Silveira Martins e Professor José de Oliveira Castilhos, irão aplicar 12% de aumento, em média. Bom Jesus Aparecida não divulgou o percentual de aumento nas mensalidades.

Levantamento feito pelo Sindicato do Ensino Privado (Sinepe-RS) aponta que maioria das escolas privadas do Rio Grande do Sul prevê um crescimento muito baixo ou até redução no número de alunos no ano que vem. A pesquisa ouviu direções de 101 instituições de todo o Estado.

Uma em cada quatro instituições gaúchas – cerca de 36% do total – estima que irá manter o número de alunos ou até registrar queda nas matrículas em 2017. Outras 38% apontam para um crescimento de no máximo 5%. Segundo o presidente do Sinepe, Bruno Eizerick, a crise afeta diretamente as escolas particulares. “No momento em que temos uma crise no país, e entendemos que estamos saindo dela, isso se reflete no setor educacional”.

Em 2016 não houve aumento nas matrículas no setor privado, como registrado nos anos anteriores. A pesquisa do Sinepe também apontou os fatores que mais pesam no orçamento das instituições de ensino: em primeiro lugar está a folha de pagamento – que representa 2/3 do orçamento das escolas -, seguida da infraestrutura e, depois, de investimentos em tecnologia. O sindicato divulgou balanço nesta segunda-feira, 5, sobre a média de reajuste das mensalidades escolares para o ano que vem.