Menos de 60 dias para o lançamento da coleção “Venâncio feito à Mão”

Olá Jornal
março14/ 2019

Peças em madeira, tecido, linhas e aviamentos começam a dar forma ao que será a coleção de objetos exclusivos da “Venâncio Feito à Mão”. Ao todo serão 35 peças co-criadas, ou seja, criadas em parceria entre a designer de moda Luana Sehn e os artesãos que fazem parte do projeto “Inspiração e renda: o artesanato está na moda”, contemplado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do RS.

Os meses de janeiro e fevereiro foram dedicados para uma minuciosa pesquisa sobre as riquezas da nossa cidade: naturais, históricas e culturais, que serviram de inspiração às peças da coleção. Nesta etapa, somaram-se o olhar técnico da designer, com o auxílio e know-how da Professora Maria Zulmira Portela de Moura.

Para selecionar os itens da coleção, ainda mantidos em sigilo pela coordenação do projeto, foram analisadas as habilidades de cada participante, somados à usabilidade das peças, que envolvem utensílios decorativos, vestimentas e presentes.

Coordenados pela artesã Rosane Haeser, os participantes dedicarão os meses de março e abril para produção das peças. “Temos menos de sessenta dias de produções, respeitando as demandas pessoais de cada artesão. Nosso tempo é precioso mas a motivação é grande, visto que as peças serão apresentadas na maior festa do nosso município”, comenta Angélica Diefenthaeler, coordenadora geral do projeto, sobre a exposição de lançamento da coleção, prevista para acontecer junto à Festa Nacional do Chimarrão.

 O acompanhamento do processo de criação e novidades sobre a coleção podem ser conferidas na pagina do Facebook do projeto. Em Facebook.com/artesanatoestanamoda.

CRÉDITO: AmareloMagenta

Olá Jornal