Melhorias na fiscalização ambiental são debatidas em Venâncio Aires

Guilherme Siebeneichler
junho01/ 2017

A Capital do Chimarrão sediou nesta quinta-feira, 1º de junho, encontro regional de municípios dos Vales do Rio Pardo e Taquari. Na pauta esteve a defesa ambiental. O assunto foi apresentado pelo chefe do Departamento de Fiscalização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Vagner Hoffmann.

O encontro reuniu membros de Secretarias Municipais de Meio Ambiente com o objetivo de ampliar as ações de fiscalização e proteção ambiental. Em 2016 o órgão estadual lançou plataforma online para o envio de denúncias. Entre janeiro e novembro no ano passado, a Fepam recebeu 2.115 informações sobre possíveis irregularidades ambientais. A maior parte delas envolvendo poluição industrial.

Conforme Hoffmann os municípios podem ampliar a fiscalização por meio de ações populares, objetivando otimizar os trabalhos. “A população pode colaborar encaminhando denúncias, este é um dos caminhos. Nem sempre teremos equipe para fiscalizar todos os pontos. A Fepam tem bons resultados com este tipo de envolvimento,” ressalta.

O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, contou ainda com a presença do prefeito e presidente do Cisvale, Giovane Wickert (PSB), do presidente da Amvarp, Paulo Butzge (PSB) e representando a Amvat, Adroaldo Conzatti (PSDB).

Guilherme Siebeneichler