Meio Ambiente quer iniciar trabalhos de limpeza do Castelhano nos próximos dias

Olá Jornal
julho29/ 2019

Na última semana a Prefeitura de Venâncio Aires concluiu o processo de registro de preço de empresas interessadas em realizar a limpeza do Arroio Castelhano. Com isso, a secretaria municipal de Meio Ambiente, espera iniciar os trabalhos nos próximos dias. Agora é preciso aguardar o nível da água voltar ao normal, após os últimos dias que registraram 140 milímetros de precipitação. A limpeza vai abranger o leito do arroio e área no entorno no trecho da área urbana.

Os trabalhos serão executados pela empresa MJ Serviços. O valor total projetado para ser investido neste tipo de trabalho soma R$ 80 mil. O trabalho será executado ao longo de 695 metros, sendo que a empresa irá cobrar R$ 80 por metro cúbico de limpeza.

Segundo o secretário, Clóvis Schwertner (PSB), os trabalhos buscam melhorar o fluxo das águas do arroio. “Esta etapa será de limpeza dos galhos, resíduos, plástico e troncos que possam afetar o leito do arroio e acumular sujeira. Este é um trabalho importante para garantir uma proteção.” Para o gestor da pasta, um mapeamento das áreas para circulação das máquinas será elaborado por técnicos da Semma. “Não podemos fazer este tipo de serviço e sair derrubando as árvores. Por isso vamos criar rotas para a retirada dos materiais e a circulação das máquinas,” explica.
Aliada a limpeza, a secretaria pretende ampliar o plantio de mudas nativas para garantir proteção ao leito do arroio. Segundo Schwertner o desafio é de ampliar a mata ciliar mo entorno da área urbana.

DESASSOREAMENTO
Além dos trabalhos para a limpeza de resíduos no leito do arroio, o Município também projeta a contratação de empresa para realizar o desassoreamento. Entretanto, antes de realizar o processo de licitação, a Prefeitura aguarda diagnóstico do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS. Com isso, o poder público espera um apontamento melhor das necessidades para recuperar o leito do Castelhano e diminuir as zonas de alagamentos. O trabalho deve ser realizado por técnicos do instituto no mês de agosto.

Olá Jornal