Meio Ambiente alerta para mudanças com relação a podas

Janine Niedermeyer
fevereiro02/ 2017

No mês de outubro de 2016, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, CPFL Energia, concluiu a compra da distribuidora gaúcha AES Sul, que passou a se chamar RGE SUL. A mudança, porém, não ficou apenas no nome. A empresa impôs mudanças também, com relação às podas que realizava nas árvores do Município.

Agora quem estiver com alguma árvore necessitando de podas ou em vias de provocar danos a rede elétrica, deve entrar em contato diretamente com a Secretaria do Meio Ambiente que fará requerimento a uma equipe da Prefeitura que se deslocará até o local e analisará se é necessária uma manutenção preventiva ou corretiva, para então realizar a manutenção ou chamar a equipe da RGE SUL para tomar as devidas providências.

Segundo o Coordenador Regional de Atendimento ao Poder Público da RGE Sul, Cristiano da Silva, a RGE não deixará de realizar podas. Silva enfatizou que em 90% dos casos, não havia necessidade de deslocamento da equipe da empresa ao local e por ser uma tarefa preventiva, devem ser atribuídas à equipe apenas manutenções corretivas que necessitem de contato com a rede.

O Coordenador disse ainda que a decisão de dividir as tarefas com a equipe Municipal, também irá proporcionar maior foco as atividades que devem ser atribuídas à equipe da RGE que deve se envolver com tarefas corretivas e que possuam periculosidade envolvendo a rede elétrica.

Cidade + Verde

Outro fato que deve ser lembrado, é que a Prefeitura a fim de incentivar o plantio de árvores nas calçadas, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente criou o programa “CIDADE + VERDE”. Os interessados em fazer o plantio além de receberem as mudas, são orientados sobre as espécies mais adequadas para o plantio, inclusive, com sugestão de árvores que podem ser plantadas embaixo da rede elétrica.

As árvores sugeridas para plantio embaixo da rede elétrica, são: Araça-do-campo, Pitangueira, Primavera ou Manacá, Quaresmeira, Aroeira-salsa, Goiaba Serrana e Cocão. Cabe lembrar também que essas árvores além de serem apropriadas para plantio embaixo da rede elétrica, também são apropriadas para plantio em calçadas, já que não causam danos as estruturas da mesma.

Interessados podem solicitar gratuitamente as mudas, basta se cadastrar através do fone: 3983-1034 ou pelo e-mail: [email protected].

Fonte e Foto: Samuel Gisch/ Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Venâncio Aires

Janine Niedermeyer