Maus-tratos aos animais, cortes de vegetação e terrenos sujos são as principais denúncias recebidas pelos fiscais ambientais em Venâncio

Olá Jornal
junho13/ 2022

A Semana do Meio Ambiente segue em Venâncio Aires até o próximo sábado, 11. O período coloca em destaque debates que envolvem a proteção ecológica no âmbito local. Dentro deste contexto estão as fiscalizações que buscam manter as áreas de preservação, fauna, água e ar, de forma segura para toda a população.

Os casos de infrações envolvendo o Meio Ambiente são direcionados ao setor de Fiscalização da Semma. Segundo a fiscal Carin Gomes, as principais demandas fiscalizadas, a partir de denúncias, envolvem maus-tratos de animais, terrenos sujos, cortes de vegetação nativa, interferências em APP’S (Áreas de Preservação Permanente).

“Com as alterações no sistema de coleta de resíduos neste ano, estamos recebendo mais atipicamente denúncias de descarte irregular de resíduos nos passeios públicos, porém acreditamos que será algo passageiro durante esse período de adaptação da população às mudanças ocorridas,” comenta.

Conforme a profissional, ao longo deste ano já foram encaminhadas cerca de 200 notificações envolvendo possíveis crimes ambientais. Após apuração, podem ser emitidas infrações pelo ato ou notificar proprietários ou envolvidos. Ao longo de 2021 foram 500 documentos expedidos envolvendo infrações ambientais no município. “Continuamos recebendo um número elevado de denúncias, que agora chegam com maior facilidade pelo canal do whatsapp,” explica.

Além das denúncias de possíveis irregularidades ambientais, que podem ser encaminhadas pelo telefone/whats (51) 99791-1840, a secretaria tem realizado análise dos mapas de áreas verdes, a partir de ferramentas de georreferenciamento.

“Desde o ano passado também está sendo utilizado o recurso MapBiomas para apuração de infrações ambientais relacionadas a corte de vegetação, o que aumentou a demanda de vistorias deste tipo, pois não há dependência apenas de denúncias para sabermos onde estão ocorrendo supressões,” destaca Carin.

Olá Jornal