Mato Leitão sedia reunião de secretários municipais de saúde

Olá Jornal
dezembro20/ 2018

A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, envolvendo treze municípios do Vale do Rio Pardo, realizou em Mato Leitão uma reunião da Comissão de Intergestores Regionais. Nove secretários acompanharam o encontro na sede da Câmara de Vereadores.

O prefeito Carlos Alberto Bohn e a presidente da coordenadoria regional Mariluci Reis também prestigiaram o encontro regional, no último dia 07 de dezembro. A suspensão de alguns serviços no Hospital de Candelária, devido ao não repasse de verbas do governo estadual e o programa Mais Médicos (vagas deixadas pelos médicos cubanos nos municípios) foram alguns dos assuntos analisados pelos secretários.

Os municípios de Mato Leitão, Venâncio Aires, Rio Pardo, Sinimbu, Vale Verde, Passo do Sobrado, Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Candelária e Vale do Sol estiveram representados na reunião. A coordenadoria regional, com sede em Santa Cruz do Sul, faz parte da 28ª Região de Saúde no Rio Grande do Sul.

SUICÍDIO

A psicóloga Cláudia Weyne Cruz, membro do Comitê de Promoção da Vida e Prevenção da Saúde e Doutora em Ciências Sociais, participou da reunião para divulgar detalhes do trabalho ‘Prevenção do Suicídio’ na região. Perfil das pessoas que cometem suicídio: questões culturais, especialmente da colonização alemã; homens jovens (sofreram algum tipo de violência) e homens no segundo relacionamento (questões de álcool e drogas).

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES:

Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. População de 327.158 pessoas (Censo 2010).

Olá Jornal