Mato Leitão projeta reinício das aulas presenciais para o dia 13 de outubro

Olá Jornal
outubro01/ 2020

Uma reunião na manhã desta quinta-feira, 1º de outubro, encaminhou a retomada das aulas presenciais na rede municipal de Mato Leitão. O retorno, conforme protocolos e calendário do Estado, está marcado para 13 de outubro com o ensino infantil nos níveis 5 e 6 nas escolas Vó Olga e Santo Antônio de Pádua, da Vila Santo Antônio.

A expectativa é de que aproximadamente 50 crianças retornem as salas de aulas nesta primeira etapa. A definição do calendário local ocorreu no encontro do Centro de Operação de Emergência em Saúde para Educação (COE-E), prefeito Carlos Alberto Bohn, secretária Simone Eliana Ruppenthal Silberschlag, diretorias das escolas, Conselho Municipal de Educação, Secretaria de Saúde e Colégio Estadual Poncho Verde. “É importante sempre destacar que esse retorno vai depender ainda da classificação das bandeiras do Distanciamento Social, elaborado todas as semanas pelo Governo Estadual”, alertou o prefeito.

Carlos Bohn reforçou também que o retorno é uma opção de cada família, sendo que as aulas remotas terão continuidade para os alunos que ficarem em casa. Todas as escolas estão se organizando para a volta das aulas presenciais que ocorrerá de forma gradual, seguindo todas as medidas de higiene e distanciamento social definidos nos protocolos sanitários. O roteiro do transporte escolar também está sendo adaptado conforme resultado da pesquisa realizada com os pais sobre quantos alunos neste momento retornariam para as escolas. “Voltar com a rotina de convivência das crianças é muito importante. Todas as medidas estão sendo tomadas para o retorno das aulas no próximo dia 13″, disse a secretária.

As escolas estão providenciando ainda um termo de responsabilidade dos pais para a retomada das aulas presenciais que estão suspensas desde 19 de março, por conta da pandemia coronavírus (Covid-19). O término do ano letivo na rede municipal, com as aulas remotas e atividades desenvolvidas pelos alunos em casa, está marcado para 21 de janeiro do próximo ano.

PESQUISA

A Secretaria de Educação realizou pesquisa junto as famílias dos níveis 5 e 6, considerando a idade obrigatória para iniciar o retorno na Educação Infantil. Escola Santo Antônio de Pádua, 55,1% dos pais manifestaram interesse no retorno das aulas de forma presencial, totalizando 22 crianças. Já na Emei Vó Olga 31,2% optaram pelo retorno, somando 24 crianças.

CALENDÁRIOS

* Escolas Vó Olga, Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua

– 13/10: Educação Infantil para os níveis 5 e 6

– 03/11: turmas dos Anos Finais Ensino Fundamental

– 16/11: turmas dos Anos Iniciais Ensino Fundamental

– término do ano letivo em 21 de janeiro 2021

* Colégio Estadual Poncho Verde

– 13/10: Ensino Médio (manhã e noite)

– 28/10: Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) nos turnos manhã e tarde

– 12/11: Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) no turno da tarde

– término do ano letivo em 08 de janeiro 2021

CRÉDITO: AI Mato Leitão

Tags:,
Olá Jornal