Mato Leitão decreta situação de emergência

Olá Jornal
dezembro30/ 2021

Em reunião na Prefeitura, no final da manhã desta quinta-feira, 30, o prefeito Carlos Alberto Bohn assinou o decreto 4.814 que declara Situação de Emergência em Mato Leitão por conta da estiagem.

A falta de chuva regular, aliado com as altas temperaturas das últimas semanas, causam grande frustração da safra agrícola e risco com o abastecimento de água. O atual momento foi analisado durante encontro entre o prefeito Carlos Alberto Bohn, secretário da Agricultura João Carlos Machry, chefe da Emater Claudiomiro Oliveira, Assessor de Gabinete Evandro Lenhart e coordenador da Defesa Civil, Gilberto Carlos Pfeifer. O decreto, que terá validade por 180 dias, será remetido para avaliação e homologação junto aos governos estadual e federal.

A estiagem, segundo levantamentos, atinge neste momento 469 famílias de produtores rurais, com forte impacto negativo sobre a agricultura familiar. Em caso de homologação do decreto, a Prefeitura poderá encaminhar medidas para auxiliar especialmente os produtores como renegociação de dívidas do Pronaf, Proagro e outros relacionados ao setor.

AGRICULTURA

O prejuízo no setor primário ultrapassa R$ 14,9 milhões. Foram afetadas as culturas de milho (grão e silagem), soja, pastagens, produção de leite, bovinos de corte, tabaco e ainda hortaliças.

A Patrulha Agrícola registrou um acréscimo no número de fechamento se silos, onde os agricultores tentam minimizar as perdas com a silagem. Foram fechados 96 silos até o momento, sendo que no mesmo período do ano passado o número chegou a 67. As equipes estão de prontidão para auxiliar os agricultores com serviços de máquinas para abertura e limpeza de bebedouros assim como transporte de água para consumo animal.

SOCIAL

Várias propriedades voltadas à agricultura familiar estão sendo afetadas pela estiagem. Com a perda da produção, destinadas especialmente para merenda escolar e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), as famílias terão dificuldade para garantir as necessidades básicas e cumprimento das obrigações financeiras.

Outra situação, apontada pela Secretaria de Assistência Social, é a fonte de renda para muitas pessoas que dependem do trabalho realizado em propriedades, atuando como diaristas/tarefeiros. O poder público já atendeu neste ano 455 famílias com o auxílio alimentação (49 em outubro, novembro com 53 e em dezembro, até o momento, 40).

Olá Jornal