Mariante ganha nova opção de Turismo para alavancar economia do Distrito

Guilherme Siebeneichler
fevereiro23/ 2017

O Distrito de Mariante que já obteve intenso fluxo fluvial que fazia inclusive o trajeto de Venâncio Aires até Porto Alegre, hoje conta com o Porto desativado e possui transito tímido de pequenas embarcações de pescadores e máquinas de extração de materiais que cruzam pelo Rio Taquari, a costa de um dos Distritos mais populosos da Capital do Chimarrão.

Ciente do processo de perda da identidade hidroviária que o Rio Taquari na altura do Mariante vem passando e preocupado com o desenvolvimento econômico da região, Norberto Luiz de Castro, de 61 anos, que atua com pintura e pesca comprou e equipou uma embarcação no qual planeja implementar o Turismo na região, visando o fortalecimento da economia no Distrito de Mariante.

Castro que também auxilia nas campanhas de limpeza do rio como voluntário e disponibilizando seu barco para recolhimento se mostra apaixonado pela localidade e garante que além de não buscar retorno financeiro, todo lixo gerado por ele e por seus passageiros é trazido de volta e colocado em seu devido lugar. Segundo ele, das viagens que fizer cobra apenas aquilo que for gasto com diesel, pois para ele o passeio é prazeroso e só de poder estar junto pilotando o seu barco já tem retorno suficiente.

O Barco de Norberto é do tipo Baleeiro, totalmente segurado, contando com barco de apoio e com liberação da capitânia de portos de Porto Alegre, que regulamenta e libera embarcações para transito hidroviário. Segundo o Turismólogo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo Marco da Silva que experimentou e aprovou o passeio no Barco Baleeiro de Norberto Castro, é uma excelente oportunidade para promover o turismo no local e consequentemente atrair turistas fortalecendo a economia na região. Silva disse ainda que o projeto terá total apoio do Secretário Nelsoir Battisti e dos servidores da Pasta.

CRÉDITO: Assessoria de Imprensa PMVA

Guilherme Siebeneichler