Mapa da Cultura é ferramenta para integrar ações e entidades

Janine Niedermeyer
janeiro03/ 2017

Um site desenvolvido pelo Governo Federal vem com o propósito de mapear o cenário cultural. Através do endereço mapa.cultura.rs.gov. a comunidade pode acompanhar opções culturais pelas cidades: shows musicais, espetáculos teatrais, sessões de cinema, saraus, entre outras.

A ferramenta permite ainda que qualquer pessoa ajude nesta gestão da cultura, criando um perfil de agente cultural. A partir deste cadastro, é mais fácil participar dos editais de fomento e também divulgar seus eventos, espaços ou projetos.

Trazido ao conhecimento de pessoas ligadas às artes em Venâncio Aires, através do então secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Thomás Lenz, o site foi mostrado em encontros do Conselho Municipal de Política Cultural. Para o município, um endereço próprio direciona para os dados locais, através do mapasculturais.venancioaires.rs.gov.br.

De fácil acesso, os interessados precisam apenas informar CPF ou e-mail no momento do cadastro para então ser um colaborador da página, com divulgação de eventos, espaços e projetos que são desenvolvidos na Capital do Chimarrão.

Em seu espaço de divulgação, o grupo, pessoa ou instituição pode trazer, por exemplo, um resumo de seu trabalho e áreas de atuação. A plataforma está alinhada ao Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais do Ministério da Cultura (SNIIC) e contribui para a realização de alguns dos objetivos do Plano Nacional de Cultura.

Janine Niedermeyer