Manhã com granizo atinge moradias em Venâncio

Janine Niedermeyer
julho14/ 2016

Depois do dia amanhecer nublado nesta quinta-feira, 14, aos poucos o tempo foi se fechando ainda mais e apagando a luz natural, transformando o dia em noite. Eram por volta das 10h quando a chuva iniciou e veio acompanhada de pedras de granizo, por cerca de 10min.

Alguns registros foram feitos, como na foto acima de Cristhina Azambuja e de Andréia Haas, abaixo. A chuva de granizo ocorre em diferentes regiões do Rio Grande do Sul desde a noite de quarta-feira, 13. No município de Não-Me-Toque, no Alto Jacuí, o temporal com granizo destelhou dezenas de casas. Confira no Facebook do Olá Jornal, um registro em vídeo.

granizo_andréia1

A Defesa Civil de Venâncio Ares informa as localidades mais atingidas pelo granizo desta manhã: Coronel Brito, Linha Arroio Grande, Travessa São José, Linha Travessa, Linha Herval, Santa Emília, Palanque, Deodoro, Linha Cipó, Linha Isabel, Bela Vista, Distrito Industrial, Santa Tecla, Gressler, Cidade Nova, Linha Saraiva e Linha Esperança.

Nessas regiões, muitas residências o granizo danificou telhas de até 6 milímetros. O Corpo de Bombeiros recebeu mais de 50 chamados solicitando auxílio de lonas.

granizo_andréia2

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de queda de granizo ao longo de toda esta quinta-feira, 14, entre o Centro e o Norte do estado. A partir da madrugada de sexta-feira, 15, a frente fria se descola para os estados de Santa Catarina e Paraná.

Já no início da semana, locais do estado foram afetados com a chuva de granizo, que destruiu mais de 2 mil casas na segunda-feira, 11. Minas do Leão foi um dos mais afetados, com 400 moradias prejudicados.

No domingo, 17, não está descartada a ocorrência de geada na Campanha, Região Central e Fronteira Oeste. O maior acumulado de chuva fica na Fronteira Oeste, onde pode chegar a 80 milímetros. Na Campanha e na Zona Sul o total de chuva esperado fica entre 30 e 50 mm.

Janine Niedermeyer