Mais uma certificação Top Employers para a Philip Morris Brasil

Olá Jornal
janeiro31/ 2020
Philip Morris Brasil (PMB) acaba de ser certiticada, pelo quarto ano consecutivo, com o selo do Top Employers Institute – organização internacional e independente, com sede na Holanda, que reconhe excelentes condições de trabalho proporcionadas pelas empresas para seus funcionários. Para a PMB, o título de empresa Top Employer tem sido concedido em razão de várias práticas voltadas para gestão de pessoas, que potencializam a experiência organizacional de seus colaboradores, e por suas ações de engajamento para consolidar uma cultura de inclusão e diversidade.
“Ao longo dos últimos anos, a empresa implantou uma série de mudanças em vários níveis e funções, em sinergia com a grande transformação global de nosso negócio, de construção de um futuro sem fumaça. Essas mudanças organizacionais, somadas aos esforços de evolução da nossa cultura, buscam um ambiente de trabalho inclusivo, colaborativo e inovador. O Top Employers atesta que estamos no caminho certo para alcançarmos esse objetivo com sucesso”, destaca Renata Mazoco, gerente sênior de Eficiência Organizacional da Philip Morris Brasil.
A certificação envolve um processo de pesquisa internacional que dura, em média, seis meses e avalia cerca de 600 práticas de gestão de pessoas, entre as quais: valorização do capital humano, investimento no bem-estar dos colaboradores e retenção e aquisição de talentos, além de rotatividade, absenteísmo, cultura, inclusão e diversidade. A performance em cada uma dessas práticas é analisada, comparativamente, entre todas as empresas participantes. Na sequência, há a validação por uma auditoria externa que reitera a qualidade do processo. As organizações que recebem as melhores pontuações são certificadas.
Valorização das pessoas
Philip Morris Brasil sempre manteve um olhar dedicado ao bem-estar de seus colaboradores. A certificação Top Employers se alinha a várias iniciativas da empresa por um ambiente de trabalho caracterizado pelo respeito à diversidade e ao desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores.
Em 2019, por exemplo, a PMB foi a primeira empresa do País a receber a certificação EQUAL – SALARY, por remunerar igualmente homens e mulheres por trabalho equivalente. O reconhecimento feito pela organização suíça Equal Salary Foundation, consolida seu compromisso com políticas e práticas que valorizam a igualdade de gênero.
O empenho por um local de trabalho diverso e inclusivo levou a empresa, em maio de 2018, a integrar o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, ao lado de outras grandes companhias que trabalham pelo respeito aos direitos humanos dessa população, dentro do universo corporativo brasileiro. Esse compromisso da PMB com a diversidade e a inclusão encontra respaldado em seu grupo de afinidade #bold (coragem, em português), criado por colaboradores para celebrar a diversidade, atrair e reter talentos LGBTI+.
Para a empresa, as uniões homoafetivas estão em suas diretrizes de benefícios para todos os fins, garantindo à população LGBTI+, por exemplo, direitos como o auxílio-creche, licença casamento e licença paternidade de 120 ou 180 dias, tanto aos casais homoafetivos como a pais solteiros, equiparada à licença maternidade para casais heterossexuais.
CRÉDITO: AI Philip Morris Brasil 
Olá Jornal