Mais de duas mil mudas são plantadas em nascente do Arroio Castelhano

Olá Jornal
agosto02/ 2018

Uma comitiva liderada pela Prefeita em exercício Sandra Wagner e pelo Vice-Prefeito Celso Kramer, estiveram nesta quinta-feira, na Cabanha Castelhano, em Linha Datas, divisa entre os Municípios de Venâncio Aires e Boqueirão do Leão, local onde está preservada uma das nascentes do Arroio Castelhano, e que recebeu nas últimas semanas o plantio de mais de 2500 mudas de árvores nativas no seu entorno.

O local já havia sido visitado por uma comitiva de autoridades regionais durante o mês de maio deste ano, oportunidade em que os Gestores da Capital do Chimarrão comprometeram-se em fornecer 1.500 mudas para a cobertura da área no entorno da nascente.

Neste retorno à Cabanha Castelhano, a comitiva, formada ainda pelo Secretário do Meio Ambiente (SEMMA) Clóvis Schwertner e pelos servidores da pasta Rui Schwinn e Giovane Nervo, foi avaliar o trabalho realizado no Local. Conforme Schwertner, “o abastecimento de água hoje no Município depende desta água que nasce aqui. Esta parceria entre público e privado é necessária para preservarmos as nascentes não só do Arroio Castelhano, mas todos os pontos onde verte água em nosso território. Afinal quase 200 km que o Castelhano percorre desde as nascentes até a foz no Taquari”.

A Prefeita em exercício Sandra Wagner surpreendeu-se com o trabalho realizado no local. “Eu imaginava a nascente do arroio em um lugar isolado, entre as árvores, mas não, ela é aqui, as margens da estrada, dentro desta propriedade. A proteção deste local é muito importante, mas não somente da nascente, mas de toda a extensão do Castelhano, em vários pontos temos pessoas engajadas na preservação do Arroio, mas muitos mais podemos mobilizar para preservar a nossa fonte de água potável do Município”.

A Administração Municipal, através da SEMMA, repassará mais mil mudas, e em contrapartida, os proprietários do local comprometeram-se em plantar mais mil mudas no entorno da nascente, totalizando 4500 árvores nativas.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal