Mais de 70% dos casos de Covid-19 em Venâncio possuem relação com Lajeado

Olá Jornal
abril30/ 2020

Um levantamento da Secretaria de Saúde aponta que a maioria dos casos do novo coronavírus na Capital do Chimarrão possuem relação com o Município vizinho de Lajeado. O levantamento foi feito nesta quarta-feira, 29, e mostra que 74,99% dos pacientes contaminados de Venâncio Aires trabalham ou possuem familiares diretos atuando no mercado de trabalho de Lajeado.

Até o fechamento destes dados, Venâncio possuía 32 casos confirmados com 13 curados, seis internados no Hospital São Sebastião Mártir, 10 em isolamento domiciliar e três óbitos, sendo que dois destes relacionados com a maior cidade do Vale do Taquari.

O restante dos casos, o que representa pelo estudo 25,01%, estão inter-relacionados em Venâncio Aires, sendo que 15,61% dos casos não possuem relação nenhuma com local de trabalho/empresa e 9,40% está diretamente interligado à uma determinada empresa que atua no Município.

Conforme o Secretário da Saúde o estudo é resultado do mapeamento dos pacientes confirmados que são monitorados pela Vigilância Epidemiológica, além dos doentes, familiares e pessoas que convivem com os positivados também são acompanhados. Ramon Schwengber destaca que a importância destes números é cuidar o comportamento do vírus no Município e a busca da conscientização da importância do isolamento.

“Sempre tivemos a certeza de que o vírus chegaria ao Município. Por mais ações que estejamos fazendo, seria impossível ficarmos isolados do Covid-19, porque não somos uma ilha. Fizemos ações rápidas, fechamos o comércio e as indústrias e preparamos a nossa área da saúde para atender a demanda. Mas o vírus não respeita as fronteiras, e por mais que aqui tenhamos centenas de cuidados, o vírus chegou de forma mais forte, conforme demonstra os números, devido à proximidade com Lajeado que sofre com o alto número de casos confirmados,” destaca.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal