Mais de 51 mil eleitores vão às urnas neste domingo

Olá Jornal
outubro07/ 2018

O domingo de eleições neste dia 07 de outubro movimenta o município em todas as localidades. As mais de 215 seções eleitorais registram o voto dos 51.103 eleitores, que pela primeira vez passarão por identificação biométrica, antes de utilizar a urna eletrônica. Este pleito será o principal teste do sistema de identificação pelas digitais, implantado em 2008 e ampliado neste processo. No município, todos os eleitores passaram pelo recadastramento.

A maior parcela dos eleitores venâncio-airenses são mulheres. Do total, 26.662 do sexo feminino e 24.441 do sexo masculino. Já a faixa etária com o maior número de eleitores tem entre 45 e 59 anos, representando 26,6% do total.
As seções abrem às 8h e seguem até as 17h. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, da 93ª Zona, Eduardo Mosman, a expectativa é de garantir a conclusão da apuração dos votos neste primeiro turno até as 20h. “O processo de envio dos resultados é rápido e nossa previsão é de concluir o envio das informações de todas as urnas até as 20h. Esta é a previsão da apuração na maioria das cidades do país.”

MAIORES LOCAIS
Os principais locais de votação com maior número de eleitores no município estão concentrados no perímetro urbano. São sete pontos que possuem mais de dois mil venâncio-airenses registrados. A Escola Zilda Pereira concentra 2.816 eleitores em 8 seções. Em segundo aparece o colégio eleitoral do Clube de Leituras, com 2.561 eleitores registrados em 8 seções. Na sequencia aparece o Colégio Oliveira, onde 2.538 pessoas votarão em 7 seções. A Escola 11 de Maio possui 7 urnas e 2.506 eleitores. O Clube Sete de Setembro concentra 2.415 pessoas em 7 seções. A Escola Cônego registrará o voto de 2.048 eleitores, em seis seções. Já a Escola Macedo possui 2.025 eleitores registrados em seis seções.

TRANQUILO
Na avaliação da juíza eleitoral, Maria Beatriz Londero Madeira, as eleições gerais são mais tranquilas, a exemplo dos últimos pleitos. “Será uma votação tranquila, mas a Justiça Eleitoral está pronta para atuar, também ao longo do domingo.”

COMO VOTAR?
O eleitor precisa levar um documento com foto, que pode ser carteira de trabalho, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte, entre outros. No dia da eleição, não é obrigatória a apresentação do título de eleitor, entretanto, é uma forma de garantir agilidade na identificação em caso de desencontros nas seções.
No primeiro turno das eleições o eleitor terá que digitar o número de seis candidatos na urna eletrônica. Primeiramente vota-se no deputado federal, e depois no deputado estadual. Na sequencia ocorre o registro do voto para os dois senadores – em 2018 ocorre a renovação de 2/3 do Senado- depois para governador e por último o voto para presidente.

Olá Jornal