Mais de 3,5 mil eleitores venâncio-airenses não votarão este ano

Olá Jornal
setembro14/ 2018

O motivo é a falta de biometria. Por isso, estes eleitores não estão incluído no volume total de cidadãos aptos a votar nas eleições deste ano. No total, são 51.103 eleitores que participarão do processo eleitoral. Todos realizaram biometria, ou seja, terão identificação pela impressão digital. Outros 3.545 não realizaram o processo de atualização dos dados eleitorais, por isso, não poderão votar nas eleições de outubro.

Segundo membros da Justiça Eleitoral, da 93ª Zona, estes eleitores até irão procurar suas seções no domingo, dia 07 de outubro, porém, não poderão votar. “Neste ano a votação só é liberada após identificação biométrica. Sem o recadastramento eleitoral, estes eleitores não terão condições de participar porque não estão incluídos no sistema de votação, isso poderá gerar dúvidas e dificuldades no domingo, mas será bastante trabalhado no treinamento dos mesários,” explica o chefe do cartório, Eduardo Mosman.

Passado o processo eleitoral, com o segundo turno no dia 28 de outubro, a partir de novembro abre-se prazo para a regularização dos títulos. “Quem não realizou a biometria não participa desta eleição, e a partir de novembro podem realizar a regularização da situação eleitoral.,” destaca Mosman.

SEÇÃO NA PEVA

A juíza eleitoral confirmou na última semana que a seção eleitoral dentro da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) está descartada. Segundo Maria Beatriz Londero Madeira, eram necessários 20 detentos provisórios, no mínimo, para garantir a criação da unidade de votação. O número não foi atingido, desta forma, eliminando a possibilidade de votação dentro do complexo prisional no dia 07 de outubro.

ACESSIBILIDADE

Para o pleito deste ano também informaram algum tipo de deficiência 323 pessoas. A maior parte se refere à eleitores com dificuldade para o exercício do voto (304). Oito eleitores informaram deficiência visual e cinco com deficiência de locomoção. Já 11 eleitores destacaram algum tipo de deficiência, e um informou deficiência auditiva. Para estes, é permitido métodos especiais de votação, com auxílio especial também de acessibilidade.

Olá Jornal