Mais de 18 mil pessoas participam da 3ª Festa das Orquídeas de Mato Leitão

Olá Jornal
dezembro09/ 2019

A Festa das Orquídeas voltou ao cenário regional de eventos em grande estilo. A estimativa é de que mais de 18 mil pessoas passaram pela Seubv nos três dias, sexta-feira, sábado e domingo. O tempo bom colaborou com a presença de visitantes de vários municípios da região e Estado.

Um dos destaques foi a primeira Exposição Nacional de Orquídeas, organização do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova). Comitivas como de Santa Maria, Ijuí, São Sebastião do Caí e Santa Cruz do Sul passaram pelo evento. O professor Roberto Martins, de São Paulo, convidado especial classificou a exposição como ‘maravilhosa’ pela quantidade e qualidade de plantas expostas. “Já tinha ouvido muitos comentários sobre Mato Leitão. A fama está confirmada. Para quem gosta destas plantas é fantástico”, disse.

Além de prefeitos da região, a Festa das Orquídeas registrou a presença dos deputados estaduais Dalciso Oliveira (PSB) e Zilá Breitenbach (PSDB), autora da lei que considera Mato Leitão a ‘Cidade das Orquídeas’.

Um relatório completo da 3ª Festa das Orquídeas será divulgado nos próximos dias pela Lume Eventos, que atuou na organização. Uma solenidade oficial de encerramento com a presença do prefeito Carlos Bohn, vice-prefeito Arly Stöhr, vereadores e integrantes da organização ocorreu ontem antes do show do grupo Os Mateadores.

ORQUÍDEAS

A primeira edição da Exposição Nacional de Orquídeas reuniu 914 plantas. O Nova confirmou 136 expositores diferentes representando 25 municípios. Os associados do Nova contribuíram com 447 orquídeas, sendo que 18 estavam no pódio de premiação (60 no total).

Os fundadores do Nova (março de 1992) foram homenageados na abertura da exposição: Márcia Weiler Henkes, Helma Hinterholz, Yeda Maria Puhl, Milton Roos, Regina Thereza Naue, Carlos Knak, Dieter Knak, Jorge Augusto Queiroz Cavalcante, Mathilde Rabuske e Leoni Inês Hinterholz.

CRÉDITO: AI Mato Leitão 

Olá Jornal