Mais de 150 crianças aguardam na fila por vaga em Emeis de Venâncio

Olá Jornal
janeiro18/ 2020

A lista de espera por vaga nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Venâncio Aires é divulgada no site oficial do Município. No total, atualmente, 151 crianças aguardam vaga em uma das 13 unidades públicas de educação infantil. Em média, o tempo para garantir uma matrícula é de seis meses para alunos no nível 1B, que concentra 87 crianças na fila.

Já para o nível II são 62 crianças que aguardam vagas. E para o nível três, atualmente existem na fila 2 crianças. Para o nível 1A não existem crianças aguardando atualmente. O relatório faz parte das ações da secretaria municipal de Educação para garantir mais transparência no encaminhamento para unidades municipais de ensino. O cadastro deve ser feito pelos pais na sede da pasta municipal.

Se a atual fila de espera não tivesse novos ingressos de cadastros, com a abertura da nova Emei no bairro Xangri-lá, seria possível zerar o déficit. A nova escola, em construção, terá capacidade para atender 188 crianças de 0 a 4 anos. A previsão é de concluir a obra ainda em 2020. Entretanto, mensalmente, em média, são solicitadas 20 vagas para Emeis de Venâncio Aires.

Outra alternativa adotada pelo Município é de comprar vagas em escolas de Educação Infantil na rede privada. Até o fim do ano, 55 crianças garantiram vagas em escolas particulares, custeadas pela Secretaria Municipal de Educação.

Olá Jornal