Mais de 70 pessoas já utilizaram serviço eletrônico para saúde mental em Venâncio

Olá Jornal
outubro22/ 2020

Com seis meses de atividades, o sistema eletrônico da Prefeitura de Venâncio Aires para suporte em saúde mental já realizou 73 atendimentos. A plataforma é aliada nas ações de combate ao novo Coronavírus (Covid-19), para apoiar as pessoas que enfrentam algum tipo de transtorno ou ansiedade, durante as medidas de isolamento ou no período da pandemia. O maior número de atendimento envolve o público feminino, representando 75,3%.

A plataforma online está disponível no site da Prefeitura de Venâncio Aires e busca, a partir de um questionário, identificar pessoas que precisam de suporte de saúde, envolvendo doenças metais e de apoio psicológico. Nestes seis meses em operação, as pessoas com idade entre 21 e 30 anos representa o maior número de atendimentos (28,8%). Na sequência aparece o público entre 30 e 40 anos (27,4%). Entre 40 e 50 anos é o terceiro publico, com 16,4% dos atendimentos.

Do total de participantes, a ansiedade foi o principal sintoma apontado durante o período da pandemia, com 41,1% das respostas apontadas. Na sequência aparece a angústia, com 17,8% das entrevistas.

A pandemia está mexendo também com a saúde mental da população global. No Brasil, em 2020, os brasileiros procuraram três vezes mais pelo tema na internet do que a média dos últimos 16 anos, informa o site de buscas Google. Em comparação ao semestre anterior, a pesquisa pela questão “como é ter crise de ansiedade” teve uma alta superior a 5.000% entre janeiro e julho.

Mais de 60% dos entrevistados afirmou que acredita que os sintomas estão relacionados com a pandemia do novo Coronavírus. A maior parte também já relatou a familiares sobre os sintomas (57,4%) e 72,1% não faz acompanhamento em serviço de saúde para doenças mentais. Apesar das respostas, apenas 45,2% dos entrevistas solicitou a ligação telefônica de um profissional de saúde, para conversar e relatar o que estava sentido. Um grupo de profissionais do município tem garantido apoio psicológico para os participantes do sistema online, com o objetivo de direcionar para a rede municipal de saúde.

SISTEMA
O canal pode ser acessado através de uma aba na capa do site da Prefeitura. O link direciona para um breve questionário. São em torno de 15 perguntas, de diferentes níveis. Após responder, profissionais da rede de saúde e/ou membros do Comitê entram em contato para indicar e identificar qual fluxo a pessoa deve seguir. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h até às 17h, e tem como finalidade identificar casos e reações que podem levar ao suicídio.

Olá Jornal