Luta por núcleo de oncologia em Venâncio será levada à Brasília

Olá Jornal
novembro13/ 2017

A criação de um núcleo de oncologia em Venâncio Aires segue nas prioridades do setor da saúde do município. O assunto tem pautado encontros entre os gestores municipais e representantes do Hospital Ana Nery, referência local para o tratamento oncológico. A proposta do governo é de ofertar parte do tratamento no hospital venâncio-airense, evitando deslocamentos até Santa Cruz do Sul. Para isso é necessário ampliar o valor destinado pelo Ministério da Saúde, já que a base de atendimento terá ampliação para o hospital da cidade vizinha.

O pedido de ampliação dos recursos tem envolvido também os deputados federais que representam a região. Em passagem por Venâncio na segunda-feira, 07, o deputado federal, Heitor Schuch (PSB), confirmou envolvimento no projeto local. Para isso articula agendas com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. “Estamos trabalhando em Brasília para uma ida do prefeito Giovane, em que possa explicar essa necessidade. Venâncio precisa contar com a oferta desse serviço em âmbito local. Inclusive visitei o ministro em Curitiba para discutir o assunto.”

Segundo o prefeito Giovane Wickert (PSB), até o fim do mês uma agenda é buscada em Brasília para discutir a situação. “Já tivemos uma sinalização positiva por parte da direção do Ana Nery, queremos acabar com as viagens para quem necessita fazer esse tipo de tratamento.”

Conforme o gestor, para garantir a vinda de um núcleo oncológico depende de aumento nos repasses federais, já que ocorrerá aumento na base de referência do hospital que realiza os serviços. Atualmente são diagnosticados quase um caso de câncer por dia em Venâncio. A maioria realiza tratamento em Santa Cruz.

Olá Jornal