Luta local na Consulta Popular será por veículo leve para os Bombeiros

Guilherme Siebeneichler
julho08/ 2017

O Conselho Municipal de Desenvolvimento busca garantir apoio financeiro para incluir novos investimentos na área de segurança, junto a cédula de votação da Consulta Popular 2017. Entre os itens já aprovados para o rateio de recursos estão: apoio para a agricultura familiar e prevenção ao êxodo rural; recursos para a segurança pública; qualificação da energia no meio rural e verba para saúde, com investimentos para novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a região.

Dentro do item da segurança, o grupo de Venâncio Aires quer garantir o recurso para compra de um veículo leve ao Corpo de Bombeiros. Segundo a presidente do conselho local, Jalila Böhm Heinemann, as demandas do setor são muitas e a compra do veículo poderá auxiliar nos trabalhos da corporação. “Sabemos das dificuldades financeiras do Estado, por isso garantir que parte da verba venha para Venâncio é fundamental. A compra do veículo é uma demanda do Corpo de Bombeiros e que pode ser a nossa bandeira de luta para a Consulta deste ano.”

Ao todo, serão R$ 2.028.571,43 destinados ao Vale do Rio Pardo no orçamento participativo de 2018. A Consulta Popular ocorre nos dias 1º, 2 e 3 de agosto, com votação exclusiva pela internet, aplicativo ou mensagem de celular. Cada cidadão com título eleitoral poderá votar apenas uma vez e indicará uma das propostas da cédula.

Podem receber os recursos do orçamento participativo os municípios que atingirem um percentual mínimo de votação. Em Venâncio Aires 4% dos eleitores, no mínimo, precisam participar. O percentual equivale a 2.171 pessoas.
Na próxima quarta-feira, 12, os membros do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo se reúnem para definir os três itens prioritários na votação. A assembleia será realizada na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Guilherme Siebeneichler