Lucro da Agrofeira será destinado ao fundo de apoio agropecuário

Olá Jornal
maio10/ 2018

Nesta segunda-feira, 07, foi apresentada de forma oficial a programação da 1ª Agrofeira de Venâncio Aires. As expectativas positivas para a realização do evento, apontam para um novo momento da agricultura familiar. A palavra de ordem das entidades envolvidas e o poder público é “valorização.” Isso será refletido também na movimentação financeira do evento. O secretário municipal de Agricultura, André Kauffmann (PTB), anunciou que o lucro do evento será destinado ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (FMDA). Com isso, o valor retorna em melhorias e qualificação aos pequenos agricultores, seja com horas-máquinas ou na realização de cursos.
Mais de 90 expositores estão confirmados para participar da primeira edição da feira. Durante evento de lançamento, nesta segunda, na sala de reuniões da Prefeitura, Kauffmann destacou a importância do evento para reconhecer o trabalho desenvolvido pelos pequenos produtores de Venâncio Aires. “Somos o segundo município da América Latina em número de pequenas propriedades. Nossa agricultura é diversificada e isso precisa ser mostrado para todos.”
O vice-prefeito, Celso Krämer (PTB) comemorou a primeira edição da feira. “Venâncio possui 40% da sua população no campo, a Agrofeira vem para mostrar a nossa produção, não só para a cidade mas também a região.”
O chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin, falou em nome das entidades que organizam a feira. Ele destacou o trabalho de valorização dos pequenos produtores. “Este evento é para os agricultores e o poder público tem acatado as sugestões do conselho municipal de desenvolvimento rural, isso é fundamental para garantir o andamento dos projetos de fortalecimento do setor primário.”
Já o prefeito Giovane Wickert (PSB) destacou a importância da agricultura para o desenvolvimento do município. “É no setor agrícola que está a propulsão para outros segmentos da nossa economia, a Agrofeira veio para valorizar os pequenos produtores.”
A Agrofeira, ocorre entre os dias 17 e 20 de maio no Parque do Chimarrão. Também irão participar do evento, 29 agroindústrias familiares do município e da região. Esta primeira edição é organizada pela Secretaria de Agricultura, Emater/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Arranjo Produtivo Local (APL/VRP) e a Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova).

RODA DE CONVERSA
Na sexta-feira, 18, faz parte da programação, às 19h30min, a segunda edição do “Roda de Conversa.” O evento ocorrerá no Morada Velha e contará com palestra da editora do caderno Campo e Lavoura da Zero Hora, Gisele Loeblein.

Olá Jornal