Live e campanha de arrecadação de livros marcam 49 anos da Biblioteca

Olá Jornal
abril07/ 2021

Em tempos de pandemia, as comemorações do aniversário da Biblioteca Pública Caá Yari também são ajustadas e adaptadas às restrições impostas pelo coronavírus. Uma live na noite da segunda-feira, 12, a partir das 20 horas, pela página da Prefeitura no Facebook, vai marcar os 49 anos da biblioteca. Também uma campanha “Dê um livro de presente para a Biblioteca” em andamento até o final de abril, marca a data e também busca atualizar o acervo de títulos.

A programação da live é organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Esporte e terá contação de histórias, apresentações musicais, teatrais e de dança, todas através de vídeos e respeitando as regras da bandeira preta para distanciamento social. Já para a campanha de arrecadação de livros, conforme a bibliotecária Rosária Garcia Costa que coordena a ação, a intenção é motivar a comunidade a colaborar com doações de títulos usados ou novos. “Disponibilizamos uma lista de títulos, entre os quais, alguns que completam e atualizam séries e coleções, já que com o atendimento limitado, também não tivemos muitos recursos para adquirir novos livros e fazer essa atualização”, destaca Rosária.

A Biblioteca iniciou suas atividades em 12 de abril de 1972, junto ao prédio da Prefeitura e em 1992 foi instalada no prédio da rua Reinaldo Schmaedecker, ao lado da Secretaria de Educação, onde atende até os dias atuais. São 13.466 títulos que representam cerca de 20 mil exemplares de livros à disposição dos mais de 15.500 associados da Biblioteca. Em 2014, através de um projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores, o espaço passou a ser denominado de Biblioteca Pública Municipal Caa Yari, em homenagem a personagem da lenda da Erva-Mate, identificando a biblioteca ainda mais com a Capital Nacional do Chimarrão.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal