Liquida e Dia dos Pais podem recuperar vendas do comércio

Janine Niedermeyer
agosto10/ 2016

As datas comemorativas estão sendo a oportunidade para o comércio reaquecer as vendas. A compra de presentes para os papais deve movimentar R$ 345 milhões no território gaúcho, segundo levantamento da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV). Para a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), o período deve equilibrar as vendas anuais.

A situação econômica do país tem exigido maior controle de gastos nas famílias. O cenário nacional tem reflexos nas vendas de presentes. Por isso, a Caciva tem projetado a estabilização das vendas, sem vislumbrar crescimento ou perdas no período. No mesmo caminho seguem as entidades em nível estadual.

Para a gerente administrativa da Caciva, Lisete Stertz, o momento é de projetar gastos e buscar o incremento nas vendas por meio de campanhas. “Tivemos o primeiro fim de semana com bom movimento no comércio. O Liquida e o Dia dos Pais com certeza colaboraram com isso. A expectativa é de manter este mesmo fluxo de consumidores no próximo sábado”.

A entidade venâncio-airense tem utilizados os números da AGV para acompanhar a movimentação de vendas nas datas comemorativas. Isso porque, são mais de 26 mil empresas sendo representadas em todo o estado, incluíndo a Capital do Chimarrão. Desta forma, os dados são atualizados com a realidade de negócios também do município.

ESTADO

Conforme dados da pesquisa feita pela AGV para descobrir a intenção de compras dos consumidores para a data, 87,2% dos gaúchos pretendem presentear os pais. O levantamento apontou que 52,2% comprou o presente na primeira semana de agosto, e que 48,3% fará isso na véspera da data. Roupas (44,2%), acessórios (20,9%) e livros (14%) são os itens escolhidos para quem vai presentear os pais.

Janine Niedermeyer