Liga garante suporte a mais de 200 pacientes

Olá Jornal
abril04/ 2018

Há 20 anos a Liga Feminina de Combate ao Câncer, auxilia pacientes vítimas do câncer na compra de remédios, leite e na realização de exames. Apesar de ser um número em constate atualização, atualmente a instituição atende 202 pessoas.
De acordo com a presidente, Izoldi Bugs, a liga ajuda na compra de medicamentos que não são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Com o dinheiro arrecadado em campanhas, doações e eventos, é possível realizar a compra de medicamentos, que a maioria dos o paciente não consegue comprar”, explica.
Conforme Izoldi, por mês a organização gasta cerca de R$20 mil. “Além da compra de medicamentos, auxiliamos na passagens para outros municípios para o paciente realizar as quimioterapias,” revela.
Os tipos de câncer mais frequentes em Venâncio Aires, segundo dados da Liga são o de mama, que possui até o momento 44 casos, de pele com 22 casos e o de próstata com 18 casos. Para receber o auxílio, o paciente deve ir até a sede da entidade localizada no Hospital São Sebastião Mártir.
As doações para a Liga Feminina de Combate ao Câncer também podem ser realizadas na sede da entidade. “Aceitamos doações de qualquer valor em dinheiro, leite e mechas de cabelo. Tudo isso nos ajuda”, complementa Izoldi.

DOAÇÕES DE LEITE
Cerca de 50 pessoas com câncer no aparelho digestivo são beneficiadas pelas campanhas do leite. Segundo Izoldi, são distribuídos 350 litros de leite por mês. “Além do leite, suplementos alimentícios também são adquiridos para os pacientes,” explica.

CABELO
Mechas de cabelos também podem ser doadas para a fabricação de perucas, que serão destinadas as pacientes que perderam o cabelo durante o tratamento. As perucas são confeccionadas pelo grupo de voluntárias “Amigas do Cabelo” e as mechas de cabelo devem ter no mínimo 20 cm.

Olá Jornal