Lideranças se preparam para a próxima conferência das partes

Olá Jornal
fevereiro25/ 2018

A 8ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP8) ocorre no mês de outubro, entre 1º e 06. Para garantir maior mobilização dos representantes da cadeia produtiva, o prefeito Giovane Wickert (PSB) quer articular encontros com lideranças do setor, além de buscar um novo diálogo com representantes da saúde pública.
A bandeira do gestor – que administra a cidade com uma das maiores área de produção de tabaco – é de fomentar mudanças nas regras da convenção, para permitir a participação dos representantes da cadeia produtiva nas discussões da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Wickert inicia as conversas com prefeitos e lideranças do setor projetando a participação dos defensores da produção tabacaleira na COP8, que este ano ocorre em Genebra, Suíça.
“Precisamos alinhar o discurso e buscar ações que possam ampliar o diálogo e de fato mostrar a realidade da cadeia produtiva e o que se faz nas lavouras além do cultivo de fumo,” argumenta.
O trabalho do gestor venâncio-airense envolve também a articulação da Associação de Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco). “Os prefeitos precisam linhar a participação e buscar um diálogo mais direto com o próprio governo. Não podemos ter mais surpresas com a posição do governo brasileiro durante a conferência,” ressalta.

COMÉRCIO ILEGAL
Além da COP, após as discussões da convenção, Genebra sediará o primeiro debate sobre o tratado internacional de combate ao comércio ilegal de cigarros. A convenção garantiu 50 nações integrantes do acordo global que pretende elaborar ações que possam combater o comércio irregular de produtos derivados de tabaco. O Brasil assinou o acordo internacional ainda em 2016. Entretanto o Paraguai, a principal porta de entrada do produto ilegal, no Brasil, não assinou o protocolo internacional.

Olá Jornal