Lideranças políticas iniciam mobilizações para COP7

A Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco ocorre entre os dias 7 e 12 de novembro. Para garantir que as políticas de restrição ao consumo de cigarro não atinjam os produtores, deputados estaduais e federais iniciam mobilização para garantir apoio ao setor junto ao governo federal. Representantes de 18 ministérios participam do evento mundial realizado pela Organização Mundial da Saúde.

Edson Brum (PMDB), deputado estadual, destaca que é necessário garantir diálogo com todos os representantes brasileiros que possuem participação da conferência. “Neste momento de troca de governo é preciso conhecer a posição do governo federal e o que pretende levar para a Índia.”

O deputado federal Heitor Schuch (PSB) também afirmou a necessidade de garantir apoio junto aos ministérios que possuem representatividade junto a COP7. “É uma questão de pressão política. Enquanto o cigarro ser um produto legal não podemos proibir ou restringir o cultivo de tabaco.”

AUDIÊNCIA

Nesta quinta-feira, 19, o Parlamento Estadual realiza audiência pública sobre a Conferência das Partes. Conforme o proponente da discussão, Marcelo Moraes (PTB), o objetivo é de preparar as lideranças do setor para os debates que ocorrerão na Índia. “Vamos trabalhar um diálogo aberto para manter os defensores da cadeia produtiva informados,” argumenta.

VEREADORES

Os membros da Frente Parlamentar em Defesa dos Fumicultores da Câmara de Vereadores acompanham os debates na Assembleia Legislativa. Celso Krämer (PTB), que preside a comissão especial, destaca que é fundamental a participação dos vereadores de Venâncio Aires nas discussões. “Todo período que antecede a COP gera preocupação.” Participarão ainda da audiência em Porto Alegre os parlamentares José Cândido Faleiro Neto (PT) e Rudemar Glier (PMDB). As discussões pretendem reunir representantes do governo federal, estadual, sindicatos e a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco.

Foto: AI/Sinditabaco

Guilherme Siebeneichler