Levantamento aponta que 70 ruas não têm nome na área urbana de Venâncio Aires

Guilherme Siebeneichler
fevereiro06/ 2017

A secretaria municipal do Planejamento encaminhou à Câmara de Vereadores um mapeamento das ruas que não possuem nome. Os dados são referentes ao perímetro urbano, em uma tentativa de garantir que todas as vias sejam batizadas.  A partir das informações, os vereadores poderão encaminhar a pasta projetos de lei propondo novas nomenclaturas as vias municipais.

O pedido de informação também foi uma solicitação da vereadora Izaura Landim (PMDB), ainda no mês de janeiro.
Inicialmente este trabalho era feito a partir de demanda dos vereadores que solicitavam ao Executivo ruas vagas para homenagear personalidades. Cabe, somente, aos parlamentares realizar este tipo de ação. A partir de agora, com o levantamento de mapa, os vereadores poderão visualizar os trechos e vias sem nome, para desburocratizar o serviço.
No total são 70 ruas ou trechos que não possuem nome, a maioria localizadas nas regiões leste e oeste, locais de maior desenvolvimento urbano nos últimos anos.

Entram no levantamento também vias de acesso a Linha Sapé, Cerro dos Bois, Ponte Queimada e Linha Bem Feita. Ruas no Distrito Industrial e nos bairros Battisti, Brands, Bela Vista, Cidade Nova e Santa Tecla também estão no mapa.

IMPORTÂNCIA
O nome das vias além de homenagear personalidades municipais, estaduais ou nacionais, também facilita a identificação das residências. O endereço dos locais para entrega de correspondências ou até mesmo a ligação de energia elétrica é facilitado.  A partir de agora os parlamentares irão analisar os trechos de vias apontados pelo Planejamento Municipal e buscar garantir homenagens às personalidades que emprestarão o nome nos bairros da área urbana.

TRABALHO
No ano passado foram encaminhados oito projetos de lei no Legislativo sobre a denominação de ruas. Não só vias da área urbana tiveram nova nomenclatura, trechos do perímetro rural foram contemplados, especialmente em locais que foram ou serão pavimentados, em Travessa, Santa Emília e Vila Teresinha.

Guilherme Siebeneichler