Lembranças, poesia e música em homenagem a Biblioteca Pública

Janine Niedermeyer
abril13/ 2017

Os 45 anos da Biblioteca Pública Municipal Caá Yari foram celebrados a céu aberto em uma noite de frio em Venâncio Aires. Nesta quarta-feira, 12, a calçada ao lado da Secretaria de Cultura e Esportes, assim como a rua Reinaldo Schmaedecke foi ocupada para a promoção de mais um Sarau Literário Musical.

Enquanto o público assistiu as atrações sentado nas cadeiras colocadas na via, a calçada virou palco para os artistas da noite. A programação abriu com a bibliotecária Rosaria Costa relembrando alguns momentos da trajetória do espaço público de leitura de quem mora em Venâncio, desde campanhas para arrecadar livros, mudança de prédio, as atividades culturais, como a 1ª Feira do Livro do município, em que a biblioteca participou e foi sediada no Colégio Gaspar Silveira Martins.

Também relembrou o 1º Sarau em abril de 2005 e hoje já se passaram 12 edições que sempre ocorrem neste mês, além do surgimento do personagem Papelito e eventos dos mais variados, desde Dia das Bruxas, até atrações de hip hop e música clássica.

Entre as apresentações, o secretário de Cultura, Saul Zart dividiu o palco primeiro com Evelaine Barbian, que declamou uma poesia tradicionalista, até a interpretação de duas canções ao lado do músico Sérgio Teixeira, que esteve no 1º Sarau realizado. Ainda se apresentaram a cantora Eliana Schwinn, Voni Eidt com declamação de poesia e o Coral Mateando Canções, formado na maior parte por servidores da Prefeitura de Venâncio Aires.

A Biblioteca Pública completou suas quatro décadas e meia de fundação na quarta-feira, 12.

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer