Leite atinge o maior preço em seis meses nos supermercados gaúchos

Guilherme Siebeneichler
abril15/ 2017

O preço do leite vem aumentando nos últimos três meses e agora atingiu o maior valor desde outubro do ano passado. A pesquisa da Associação Gaúcha de Supermercados mostra preço médio de R$ 2,72 para o litro do longa vida. É mais de R$ 0,30 do preço que começou o ano.

Segundo o centro de pesquisas da USP, só não aumenta mais o preço porque derrubaria demais o consumo. O Cepea faz um levantamento nas principais bacias leiteiras do País. A última análise apontou que o avanço da entressafra elevou, pelo segundo mês consecutivo, o preço do leite recebido por produtores;

A captação de leite continuou em baixa em todos os estados acompanhados. A menor produção no campo acirrou a competição entre indústrias e laticínios para compra de matéria-prima em algumas regiões, o que influenciou a alta dos preços ao produtor.

“No geral, o desafio do setor se concentra no menor poder de compra de consumidores. De acordo com pesquisadores do Cepea, mesmo com o fim das férias escolares, a demanda não tem aumentado conforme as expectativas de agentes. Além disso, com a matéria-prima se valorizando no campo, o repasse desse aumento ao consumidor dificulta as vendas. Assim, os estoques de alguns derivados, como os queijos, têm aumentado.”

Para abril, expectativa de nova alta nos preços do leite recebidos pelo produtor.

Guilherme Siebeneichler