Leis de Incentivo à Cultura poderão ampliar atrações no Natal

Olá Jornal
julho06/ 2019

A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Esporte, trabalha na busca por recursos extras para ampliar as programações culturais no período natalino. A alternativa é de garantir suporte para ampliar a parte artística, aliada a decoração especial que já faz parte do período de fim de ano nas praças e ruas do município.

Dois projetos serão cadastrados por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e também junto ao Pró-cultura RS, no Governo do Rio Grande do Sul. A proposta da Prefeitura é de garantir formas de captar valor por meio de deduções tributárias, garantindo assim recursos que seriam pagos por meio do Imposto de Renda, no caso da lei federal, ou do ICMS, por meio da lei estadual.

Para o assessor de Cultura da secretaria municipal, Saul Zart, a ideia neste ano é de garantir mais apresentações culturais, integrando as atividades do projeto Natal Cor e Magia. “Dependemos deste tipo de lei para fazer um grande Natal em Venâncio. Queremos incentivar apresentações de artistas venâncio-airenses, mas também trazer ao município artistas estaduais. É uma forma de garantir mais programações ao longo do mês de dezembro,” explica.
Na programação do ano passado, foram realizadas apresentações teatrais, além do show do Grupo Tholl, na Travessa São Sebastião Mártir. As peças de teatro serão mantidas, com atores venâncio-airenses. Além disso, uma apresentação também é projetada para ocorrer no perímetro rural. “Queremos descentralizar, a exemplo do que fizemos na Páscoa, e levar uma atração para Linha Travessa ou Palanque, tudo ainda está em avaliação,” argumenta Zart.

Inicialmente as programações natalinas no município devem iniciar no dia 30 de novembro. Outra atração já confirmada para a programação de fim de ano é a apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). A apresentação ocorrerá no dia 20 de dezembro em horário a ser definido. O show deve ocorrer ao ar livre, em frente a Igreja São Sebastião Mártir.

LEIS DE INCENTIVO
As leis de incentivo nos últimos meses sofreram mudanças no cadastro de projetos. No caso da lei federal, anteriormente, Lei Rouanet, a proposta é de ampliar o número de projetos contemplados, especialmente em municípios menores. Entretanto, Zart lembra que Venâncio Aires tem conseguido cadastrar iniciativas, porém, a captação de recursos exige mais tempo dos produtores culturais. “Esta é a parte que mais dificulta, por conta da situação financeiras das empresas, que acaba incentivando outros projetos também. Mas Venâncio sempre tem conseguido garantir a aprovação de projetos nas leis de incentivo à cultura,” comenta.

Olá Jornal