Lei sobre vigilância 24h nos bancos será tema de audiência

Guilherme Siebeneichler
março07/ 2017

A legislação municipal aprovada em setembro do ano passado exigindo vigilância armada nos bancos e instituições financeiras por 24 horas será discutida em audiência pública. O encontro ocorre pela não aplicação da lei, questionada pela direção dos bancos e reivindicada por entidades sindicais, objetivando mais segurança aos usuários. A polêmica não ocorre só em Venâncio Aires, a cidade vizinha, Santa Cruz do Sul, também não colocou em prática a lei.

O líder de governo na Câmara de Vereadores, Ezequiel Stahl (PTB) destacou durante a sessão desta segunda-feira, 6, que a legislação será discutida com a comunidade. “O prefeito quer colocar este assunto em debate, vamos reunir representantes dos bancos e dos vigilantes para buscar formas de garantir mais segurança.”

As instituições financeiras argumentam que a implantação da determinação será inviável pelos custos gerados, podendo inclusive fechar unidades bancárias. Segundo Stahl, o governo municipal já revelou que irá cobrar o cumprimento da lei aprovada, com penalidades e multas aos bancos que não cumprirem a lei. Entretanto, destaque que após a audiência pública a lei municipal poderá sofrer alterações buscando efetivar o cumprimento legal.

Não há data para a realização do encontro público, o pedido de audiência será protocolado ao longo desta semana. Membros do poder público, representantes dos bancos e sindicato dos vigilantes do Vale do Rio Pardo serão convidados a integrarem os debates no município.

Guilherme Siebeneichler