Lei municipal pretende estimular criação de pomares urbanos

Olá Jornal
maio04/ 2021

A Câmara de Vereadores vai discutir a criação de um projeto de lei que pretende estimular a criação de pomares na área urbana de Venâncio Aires. A iniciativa foi proposta pelo vereador André Puthin (MDB) e foi protocolada nesta quarta-feira, 28. Pelo texto da lei, será criado em Venâncio o “Projeto Pomar Urbano” destinado ao plantio ou reposição de árvores de espécies frutíferas em áreas públicas e espaços adequados.

O objetivo é promover o cultivo de árvores frutíferas em parques, escolas, praças e passeios públicos. A legislação também autoriza o Município a firmar convênios necessários com instituições e órgãos públicos para a melhor execução do projeto. Caberá à Prefeitura de Venâncio Aires indicar as árvores mais adequadas para os espaços, bem como realizar a supervisão técnica para o plantio.

Na justificativa da lei, o vereador destaca o exemplo da cidade de Copenhaga que priorizou o plantio de árvores frutíferas nos espaços público. “Uma forma de dar aos seus habitantes a oportunidade de usufruírem mais da natureza enquanto descobrem o sabor de uma peça de fruta acabada de ser colhida,” destaca o texto.

Puthin defende a implantação de mais árvores para valorização dos espaços públicos da cidade. “O projeto vem agregar valores ao espaço da nossa cidade, deixando mais colorida, viva, pois o plantio das árvores frutíferas é uma maneira prática de se trabalhar conceitos ambientais e promover a socialização,” justifica.

O texto da lei será analisado pela assessoria jurídica da Casa, após passa por comissão parlamentar e posteriormente será votado em plenário. A expectativa é de analisar a proposta até o fim do mês de maio.

FOTO: Divulgação/Arquivo Olá

Olá Jornal