Lei municipal para exigir vigilância 24h nos bancos de Venâncio

Guilherme Siebeneichler
agosto16/ 2016

Os vereadores trabalham para ampliar a segurança dos clientes que utilizam os serviços bancários fora do horário de atendimento. Em reunião com representantes do Sindicato dos Vigilantes de Santa Cruz do Sul e região, ficou proposto uma lei municipal para ampliar o serviço de segurança bancária ao longo das 24 horas, de segunda à segunda.

O tema foi abordado pela vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), na sessão desta segunda-feira, 15. A legislação municipal seguirá modelo de projeto já aprovado em Santa Cruz do Sul e que passa a vigorar em até 90 dias. “Essa iniciativa tem uma importância fundamental para oferecer segurança aos usuários também em outros horários, aos fins de semana e feriados,” explica.

Além da presença de um vigia, a nova legislação municipal deverá prever também botão de pânico na área de atendimento e uma ligação direta com a Brigada Militar. “Se Venâncio não fizer isso poderemos estar vulneráveis a ataques as nossas agências, já que a tendência é de ampliar o número de municípios com leis do tipo,” argumenta Ana Cláudia.

A medida foi apoiada por outros parlamentares. Telmo Kist (PSD) destacou que a proposta precisa contar com apoio do Legislativo Municipal. “Esta Casa precisa apoiar a iniciativa e não me venham com a justificativa que não tem recurso para as contratações.”

João Schimuneck (PDT) – que ocupa cadeira de Jarbas da Rosa (PDT) que está de licença – destacou a viabilidade da lei. “É só abrir os jornais e ver os lucros astronômicos dos bancos, como não vai ter dinheiro para contratar seguranças?”

A matéria proposta deverá estipular também multa para a instituição financeira que não cumprir a determinação, tendo os valores revertidos aos cofres públicos municipais. A matéria deve ingressar na Câmara de Vereadores na próxima semana.

Guilherme Siebeneichler