Legislativo Municipal avalia realização de concurso público

Olá Jornal
março11/ 2020

A presidência da Câmara de Vereadores avalia a realização de processo para a contratação de funcionários de carreira para o Parlamento Municipal. O objetivo, segundo a presidente Helena da Rosa (MDB) é de suprir demandas de cargos até então nomeados a partir de indicação, os chamados cargos comissionados (cc’s). A medida está em estudo inicial e precisa cumprir um rito de impactos orçamentários e de análise dos cargos a serem preenchidos na Câmara de Vereadores.

O último concurso público realizado pela Câmara de Vereadores de Venâncio Aires ocorreu em 2012. Na oportunidade o certame buscou o preenchimento de quatro vagas de auxiliar administrativo, uma vaga de motorista e uma vaga para serviços gerais.

A direção da Casa avalia também a legislação vigente, por conta do período eleitoral. Nos últimos anos, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou recomendações para o Legislativo de Venâncio Aires realizar concurso público para cargo de assessor jurídico. Atualmente as duas vagas são preenchidas por meio de indicação.

Conforme Helena, não há indicativo até o momento das vagas que podem ser ofertadas no processo seletivo público, porém, será avaliada a demanda de serviço para os trabalhos parlamentares. O estudo deve ser realizado até o fim do semestre.

EXECUTIVO
Ao mesmo tempo que avalia a realização de concurso, o poder Executivo de Venâncio Aires está prestes a aplicar as provas do concurso público deste ano. No total, mais de 8 mil inscritos disputam 62 vagas em 46 cargos na Administração Municipal. As provas serão aplicadas no dia 29 de março. Os locais de aplicação ainda serão confirmados, mas devem ocorrer em pelo menos quatro escolas na área central.

Olá Jornal